Pular para o conteúdo

Equipe brasileira é Vice-campeã da World Photographic Cup 2021

BPA | Brasil Photo Awards

Fotografia | © Daniel Ribeiro | Medalha de Prata | Seleção brasileira 2021

BPA | Brasil Photo Awards
Certificado WPC | 2021

A seleção brasileira de fotógrafos e artistas digitais liderada por Brasil Photo Awards marcou firme presença novamente na WPC – World Photographic Cup, reunindo um grupo de artistas que com as suas imagens de alto nível garantiram ao Brasil por segunda vez um lugar no pódio do evento que é um concurso de fotografía internacional no estilo de olimpíada que reúne atualmente participantes de 40 países.

Performance geral da seleção em 2021

17

Membros da seleção

A seleção oficial brasileira em 2021 contou com 17 membros representando 6 categorias

5

Finalistas internacionais

Na etapa internacional, o Brasil teve 5 membros finalistas que contribuíram na soma total de pontos para o país

1

Medalha individual

Daniel Ribeiro garantiu uma medalha de prata individual na categoria de casamento, além do título de Best of Nation 2021

1

Troféu de Vice-campeão

A seleção brasileira subiu ao pódio pela segunda vez consecutiva em apenas 3 anos de participação

BPA | Brasil Photo Awards
🎖️ Hugo Ceneviva | Seleção Brasileira 2021 | Categoria Ilustração / Arte Digital

Consolidando a imagem do talento nacional em fotografia e arte digital

A WPC já está na sua 9a edição, mas o Brasil teve apenas 3 participações, das quais em duas subiu ao pódio, uma vez pelo título de Campeão Mundial em 2020, e outra como vice-campeão em 2021. Durante muitos anos, a América Latina teve pouca ou quase nula participação no campeonato que é realizado em modelo olímpico, onde os participantes competem por medalhas individuais e também por pontos para a equipe como grupo.

O único país latino participando ativamente do campeonato até 2020 era o México, e o Brasil é o primeiro e único país da região a conquistar a Copa Mundial. O país já soma 3 medalhas individuais e 2 troféus, assumindo posição de destaque entre países que são considerados potencia nas artes visuais como França, Itália, Estados Unidos, Australia e Rússia.

BPA | Brasil Photo Awards
🎖️ Hugo Santarem | Seleção Brasileira 2021 | Categoria Retrato

Efeitos da pandemia

A Cerimônia de premiação da WPC normalmente é realizada de forma presencial no país sede da competição, que cada ano é diferente. No evento participam os Capitães e membros das seleções internacionais, além do comitê organizador formado por membros de diversas associações internacionais de fotografia como PPA – Professional Photographers of America, FEP – Federation of European Professional Photographers, AIPP – Australian Institute of Professional Photography e UAPP – United Asia Professional Photography.

Desde o inicio de 2020, devido às restrições sanitarias em todo o mundo, os eventos presenciais da WPC e os eventos locais em cada país tiveram um forte impacto. Desde então, o anúncio dos finalistas e a cerimônia de premiação tem sido realizados de maneira virtual. A participação, no entanto, segue crescendo a cada edição, sendo destaque a união de vários países da América Latina. Segundo estimativas do CEO da WPC, Giuseppe Scozzi, a próxima edição do concurso de fotografía será celebrada de forma presencial em Roma, na Itália.

Os desafios da equipe brasileira

A formação da seleção brasileira é responsabilidade de Brasil Photo Awards, a organização autorizada pela WPC para fazer a convocatória anual oficial no Brasil. Com o evento da pandemia, muitos artistas convidados a participar do processo seletivo expressaram preocupação pela redução de atividades durante a pandemia e consequente diminuição no seu fluxo de ingressos.

A convocatória anual Brasil Photo Awards é uma iniciativa privada que depende exclusivamente do apoio de patrocinadores para poder cumprir com os gastos derivados de manter suas atividades. Com o objetivo de permanecer apoiando aos artistas nacionais promovendo a integração e a exposição de seus trabalhos internacionalmente, nossos voluntários este ano estão enfocados em conseguir o apoio de empresas do ramo e também do setor público para promover e fazer crecer cada vez mais a presença da equipe brasileira no cenário internacional.

Rumo a Roma 2022

O ciclo de atividades de Brasil Photo Awards para 2022 já começou e aqui você pode ver o cronograma completo. Temos muitas novidades para esta edição e uma das mais importantes é o nosso novo site web, onde você poderá encontrar:

Conheça todos os detalhes e envie suas imagens para concorrer a um lugar na seleção brasileira que representará o Brasil na World Photographic Cup 2022. Esta é uma grande oportunidade de alcançar visibilidade internacional com o seu trabalho, conhecer novos talentos e fazer amigos na comunidade. A fotografía e a arte digital são uma linguagem sem fronteiras e queremos mostrar que no Brasil temos muitas histórias que contar através da visão criativa de cada um dos talentosos artistas brasileiros.

Deixe um comentário